Não há dúvida nenhuma que os pets fazem bem à saúde, afinal de contas, são animais de companhia e essa companhia diária faz maravilhas ao bem-estar físico, psicológico e emocional dos humanos. E sabia que esses benefícios também se estendem à esfera profissional? A companhia de um cão ou gato no trabalho, seja no escritório da empresa ou em casa, só traz vantagens.
Um escritório pet-friendly
Segundo um estudo da LiveCareer, 94% dos inquiridos apoiam a presença de animais de estimação no escritório e pelos mais variados motivos: 76% afirmou que é uma experiência altamente positiva, até porque potencia a socialização, fomenta um ambiente de trabalho relaxado e baixa os níveis de stress.
Benefícios emocionais
Um estudo recente da American Pet Products Association revela que a presença de patudos num escritório – e o contacto físico com os mesmos – não só aumenta a felicidade no trabalho em 58%, como reduz os níveis de stress e ansiedade em 57%, ou seja, é um contributo positivo para a saúde mental dos colaboradores.
Benefícios físicos
Ter um animal de estimação por perto, seja no escritório da empresa ou no home office no caso de empregos remotos, é sinónimo de movimento. A American Pet Products Association diz mesmo que promove mais pausas saudáveis ao longo do dia (55% mais para sermos precisos!), o que significa que nos levantamos da secretária e mexemo-nos mais vezes ao longo do dia – e isto faz bem à saúde física, à clareza mental e, claro, à produtividade.
Benefícios sociais
Uma investigação da Virginia Commonwealth University descobriu que a presença de cães num espaço de trabalho fomenta a interação humana, promove conversas mais interessantes e cria melhores relações entre a equipa de trabalho, motivando inclusive uma colaboração mais criativa e produtiva entre todos.
Benefícios profissionais
Diversos trabalhos de investigação realizados na Washington State University mostram que a interação com patudos no dia-a-dia profissional potencia as capacidades de pensamento, planeamento e concentração nos humanos. E o mais incrível é que estas interações deixam resultados duradouros… que podem perdurar até seis semanas! Mas há mais: os pets têm a capacidade de incutir nos colaboradores um forte sentido de realização pessoal e profissional.
E se tudo isto não chega para mostrar às empresas e aos seus responsáveis que os pets podem ser membros da equipa de trabalho muito importantes, realçamos ainda que quem tem e interage com patudos no seu quotidiano está menos vezes doente, o que significa que falta menos vezes ao trabalho.
Um espaço de trabalho amigo dos animais é um espaço de trabalho amigo dos humanos.
*FONTES